Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Rota 364 para combater tráfico internacional de drogas em Guajará-Mirim (RO)

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Polícia Federal inicia Operação Rota 364 para combater tráfico internacional de drogas em Guajará-Mirim (RO)

A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa quinta-feira (28/11), a Operação Rota 364 para combater o tráfico internacional de drogas nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Ao todo, foram cumpridos 21 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Guajará-Mirim (RO). Em Rondônia, a Polícia Federal cumpre mandados nas cidades de Guajará-Mirim (RO) e Porto Velho (RO). Além delas, os policiais federais cumprem mandados em Cuiabá (MT) e Brasília (DF).

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas, com base em Guajará-Mirim e ramificações na capital Porto Velho e em outros Estados do Sul e Centro Oeste.
O grupo adquiria a cocaína dos fornecedores bolivianos de Guayaramerín, na Bolívia, articulavam o pagamento, escondiam a droga em veículos “preparados” e na sequência, realizavam o transporte do produto ilícito até o destino final por meio da rodovia BR-364.

No período investigado, os integrantes da organização criminosa movimentaram mais de um milhão de reais em contas bancárias próprias e de “laranjas”, além de utilizarem empresas para lavagem dos valores obtidos com o tráfico de drogas.

Entre 2018 e 2019, foram realizadas apreensões de drogas da quadrilha, que somaram, aproximadamente, 50 quilos de cocaína (cloridrato e pasta base), além de duas armas de fogo,  o que acarretou na prisão, em flagrante, dos envolvidos e apreensão dos veículos utilizados para esconder os entorpecentes.

Os presos, após serem ouvidos nas sedes da Polícia Federal, serão encaminhados para presídios estaduais e responderão, perante a Justiça Federal, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.