Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Replicantes visando desarticular organização criminosa em Tocantins

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Polícia Federal inicia Operação Replicantes visando desarticular organização criminosa em Tocantins

A Policia Federal iniciou, nesta manhã̃ (6/11), a Operação Replicantes, visando desarticular organização criminosa que é alvo de várias investigações da Policia Federal, suspeita de manter um sofisticado esquema para a prática constante e reiterada de atos de corrupção, peculato, fraudes em licitações, desvios de recursos e lavagem de capitais, sempre com o objetivo de acumulação criminosa de riquezas em detrimento dos cofres públicos, além de atos de intimidação, inclusive, contra profissionais da imprensa.

Aproximadamente, 50 policiais cumprem dez mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e dois mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 4ª Vara Federal no Tocantins, na cidade de Palmas (TO).

Após o início de diversas operações da PF, constataram-se outros esquemas criminosos ligados a pessoas influentes no meio político do Tocantins, com poderes suficientes para aparelhar o Estado, mediante a ocupação de cargos comissionados estratégicos para a atuação da organização criminosa, e desviar recursos públicos.

Além da obtenção de novas provas, busca-se interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, além de resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de possíveis testemunhas e o livre trabalho da imprensa.

A organização criminosa movimentou dezenas de milhões de reais por meio do grupo empresarial do ramo gráfico, ora investigado, não sendo possível, até́ o momento, estimar o valor dos prejuízos causados.

O nome da operação faz referência ao ramo de atuação do grupo empresarial e a postura de enfrentamento da organização criminosa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.