Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Mato Grosso, Polícia Federal desarticula esquema de extração ilegal de aroeira em reserva indígena

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Em Mato Grosso, Polícia Federal desarticula esquema de extração ilegal de aroeira em reserva indígena

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Ibyrá para combater a ação de uma organização criminosa que atuava no processo de extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé. A reserva fica localizada no município de Conquista d’Oeste (MT), a cerca de 538km de Cuiabá (MT).

Cerca de 65 policiais federais cumprem 25 ordens judiciais expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (MT), dentre as quais constam 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Lacerda (MT) e Conquista d’Oeste (MT). 

De acordo com o que foi apurado, a PF detectou a participação de lideranças indígenas na estrutura da organização, uma vez que os índios envolvidos permitiam a exploração da reserva em troca de pagamentos periódicos ou outros benefícios. Na operação, estão sendo presos indígenas, madeireiros, e uma grande propriedade rural está sendo arrestada (apreendida judicialmente) por ter adquirida madeira oriunda da  reserva indígena.

 A investigação teve início no ano de 2017, a partir de uma prisão em flagrante realizada em uma ação de fiscalização de Terra Indígena. Tais fiscalizações visavam coibir a prática de crimes ambientais no interior das reservas e são coordenadas pela Funai, contando com o apoio do Ibama e de forças policiais.

No período da investigação, foram apreendidas mais de 1.200 lascas de aroeira avaliadas em mais de 50 mil reais. A operação visa, também, identificar outras pessoas responsáveis pela aquisição da aroeira, as quais serão indiciadas pelo crime ambiental e pela organização criminosa, bem como os imóveis serão apreendidos para ressarcimento ambiental. O foco da exploração ambiental investigada na operação foi a extração da aroeira, espécie que tem o corte proibido em floresta primária desde 1991, por uma portaria normativa expedida pelo Ibama.

 Os presos estão sendo conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal, em Cáceres, onde serão ouvidos e encaminhados à cadeia local permanecendo à disposição da Justiça.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.