Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil prende cinco integrantes de facção criminosa por homicídio e diversos outros crimes no Bairro Santa Bárbara

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Polícia Civil prende cinco integrantes de facção criminosa por homicídio e diversos outros crimes no Bairro Santa Bárbara

Ações voltadas contra a criminalidade, por meio das polícias Civil e Militar, resultou, nas primeiras horas desta terça-feira (17), na prisão de um grupo de criminosos partícipes de uma facção criminosa, suspeita do cometimento do crime contra a vida de Washington Luís Sousa Martins Santos, 23 anos. O crime fora praticado no dia 9/10/2019, com disparos de arma de fogo e golpes de faca, no Condomínio Eco Tajaçoaba, no Bairro de Santa Bárbara. Os criminosos são suspeitos de executarem uma vítima, após o condenarem em um julgamento criminoso. A Polícia Civil investiga a participação deles em outras mortes na região.

As informações repassadas pelo delegado-chefe da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) foram de que a Polícia Civil do Estado do Maranhão iniciou a Operação Raiz para investigar um grupo de criminosos envolvidos na morte de uma vítima no Condomínio Tajaçoaba, no Bairro de Santa Bárbara e bairros vizinhos. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária.

As equipes das polícias Civil e Militar, trabalhando de forma integrada, tiveram sucesso no cumprimento de cinco mandados de prisão temporária (30 dias) em desfavor dos criminosos). Os presos são: Leandro Silva Natanael, conhecido como Casquinha; Vítor Rodrigues Sousa; Wagner Dias, conhecido como Fiel ou Rafael; Natanael Gonçalves Cardoso; e Walyson de Jesus Silva, conhecido como Marcinho. Eles são suspeitos de cometerem homicídio e de integrarem uma organização criminosa com atuação na capital.

De acordo com as investigações, o motivo do crime teria sido o fato de que os faccionados resolveram “disciplinar” a vítima, por tê-lo confundido com um criminoso. Toda a ação criminosa aconteceu em um “tribunal do crime”, onde os bandidos participaram e condenaram a vítima à morte. O grupo é suspeito de outros homicídios e delitos, tais como, extorsão e expulsão de proprietários de imóveis da região para acomodar pessoas de sua convivência.

Os presos foram conduzidos para a Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) para formalização de interrogatórios e posterior envio para o sistema penitenciário.

O acusado Wagner Dias está sendo autuado, em flagrante, por ter apresentado documentos falso. A execução dos mandados de prisão fora coordenada pela Delegacia Geral Adjunta Operacional de Polícia Civil e pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa, que contou com apoio operacional da Seic, SPCI (GPE), CTA e Polícia Militar.

Os levantamentos foram realizados pela Secretaria Adjunta de Inteligências e Assuntos Estratégicos, SHPP e Grupo de Serviço Avançado da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

Na mesma ocasião, a Seic realizou uma operação concorrente para identificar e prender os formadores da organização criminosa (Orcrim), bem como, identificar os ocupantes ilegais dos imóveis que se beneficiaram da atuação dos criminosos.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.