Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende quase 20kg de cocaína no Aeroporto de São Paulo

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Polícia Federal apreende quase 20kg de cocaína no Aeroporto de São Paulo

A Polícia Federal prendeu, entre os dias 11 e 12/12, três passageiros tentando levar quase 20kg de cocaína para a Europa e África.

Servidores da Receita Federal que atuavam nos canais de inspeção, na quarta-feira (11), selecionaram um passageiro que havia perdido o voo com destino a Madri, na Espanha, e submeteram sua bagagem ao aparelho de raio-X, momento em que perceberam três grandes volumes contendo material suspeito. O homem, nacional da Lituânia, de 36 anos, não soube explicar o motivo pelo qual perdeu o voo, apesar de ter feito todo o procedimento migratório com tempo suficiente para o embarque. A PF foi acionada, e os policiais conduziram o homem à delegacia para que o material suspeito fosse periciado. Os peritos federais identificaram a substância contida nos nove tabletes prensados como cocaína, cujo peso somou 9kg. O homem foi preso em flagrante.

Já nessa quinta-feira (12), servidores da Receita Federal que atuam com o auxílio de cães farejadores identificaram, nos porões de bagagens, após a indicação dos animais, duas malas suspeitas que seguiriam em voo com destino a Addis Ababa, na Etiópia. Acionados, os policiais localizaram seus proprietários no portão de embarque e os conduziram à sede policial para acompanhar a realização de perícia no material suspeito. Dentro da mala de um passageiro, de 29 anos, nacional de Serra Leoa e que ingressou no país em 2016 sendo portador de visto permanente, havia oito álbuns de figurinhas infantis, cujas capas continham cocaína, totalizando 4kg da droga. Na outra mala, pertencente a uma venezuelana, de 47 anos e que pretendia desembarcar em Maputo, em Moçambique, havia quase 6kg de cocaína ocultos dentro de dois cartuchos de “toner”.

Os presos serão conduzidos aos presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Entre janeiro e dezembro de 2019, as apreensões de drogas já somam quase 2.000 quilos, o que configura um novo recorde no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As ações resultaram na prisão de mais de 300 pessoas.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.