Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Stagazer no Amapá

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Polícia Federal inicia Operação Stagazer no Amapá

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (19/12), a Operação Stargazer* com objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão na sede da Colônia de Pescadores de Santana (Copesa), da Associação dos Pescadores Artesanais de Santana (Apescart), e nas residências de pessoas envolvidas em torno dos fatos apurados.

A investigação, iniciada em 2016, apura fraudes em documentos para obtenção de benefícios indevidos de seguro-defeso no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal do Amapá e decorreram de um esforço conjunto entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, após detectarem que o líder da organização criminosa (Orcrim) aparelhou as instituições de pescadores artesanais de Santana (AP), inclusive com parentes, com o fim de promover a inscrição fraudulenta de beneficiários que não fazem jus ao seguro-defeso.

Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato previdenciário e organização criminosa, e, se condenados, poderão cumprir pena de até 14 anos de reclusão.

* Stargazer é um peixe que permanece enterrado sob a areia ou lama para atacar de surpresa suas presas, como outros peixes, caranguejos etc. Conforme se afere no inquérito, o ardil utilizado pelo Stagazer se assemelha à atuação da Orcrim ora investigada, uma vez que essa camufla a verdade no INSS, por meio de informações falsas e elaboração de documentos fraudulentos, a fim de dar aparência lícita a requerimentos de beneficiários que sabidamente não fazem jus ao seguro-defeso.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.