Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de encomendas dos Correios no Espírito Santo

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Polícia Federal investiga desvio de encomendas dos Correios no Espírito Santo

A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (4/12), a Operação Sobreposta com objetivo de reprimir o desvio de encomendas dos Correios por ex-empregado terceirizado que trabalhava no Centro de Distribuição.

A operação contou com a participação de oito policiais federais, sendo realizado o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município da Serra (ES). No transcorrer do cumprimento, foi localizada parte dos produtos indevidamente desviados pelo suspeito, como celulares, “notebook”, espingardas de pressão e coldres.

A investigação teve início a partir de informação dos Correios, que identificou encomenda em que havia uma etiqueta sobreposta sobre o campo do destinatário com dados de um empregado de uma de suas empresas terceirizadas, que, na época, trabalhava no Centro de Distribuição. Constatou-se, então, que, no período em que este empregado trabalhou no setor, ao menos 77 encomendas foram extraviadas daquele centro.

Como o artifício usado para o desvio das encomendas era sobrepor etiqueta com dados do investigado para que chegassem até a sua residência, a operação foi batizada de Sobreposta, já que uma etiqueta fraudada era sobreposta sobre uma etiqueta legítima.

A particularidade do caso é que, tendo em vista que o Código Penal equipara o empregado de empresa contratada a funcionário público pela apropriação indevida das encomendas o investigado responderá pelo crime de peculato (Art. 312. com o Art. 327., § 1º, do Código Penal), com pena que veria de 2 a 12 anos de reclusão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.