Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Fora do Caixa em três Estados

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Fora do Caixa em três Estados

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (9/1), a Operação Fora do Caixa, desdobramento da Operação Lava Jato, com o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Belém (PA), Palmas (TO) e Brasília (DF). Os mandados estão divididos da seguinte forma: três de busca e apreensão e uma prisão temporária no Pará; uma prisão temporária e uma busca e apreensão em Tocantins; e duas de busca e apreensão no Distrito Federal.

A investigação teve início a partir da colaboração premiada feita por executivos da empresa Odebrecht, os quais relataram o pagamento de R$ 1,5 milhão, por meio de Caixa 2, para candidato ao governo do Estado do Pará, nas eleições de 2014. Segundo o depoimento dos executivos, foram realizadas três entregas, nos valores de R$ 500 mil cada uma, nos meses de setembro e outubro de 2014, sendo que o recebimento foi intermediado por um ex-senador da República vinculado ao então candidato ao governo do Estado do Pará.

Durante o trabalho investigativo, foram encontrados indícios de que, pelo menos, um dos pagamentos foi realizado em endereço ligado a parentes do ex-senador da República citado pelos executivos.

Os crimes sob investigação são de falsidade ideológica eleitoral (Caixa 2), formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A investigação iniciou-se perante o Supremo Tribunal Federal, entretanto houve declínio de competência para Justiça Eleitoral em Belém (PA), a partir da confirmação do entendimento sobre a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns em conexão com crimes eleitorais. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Eleitoral em Belém (PA).

O nome da operação faz referência ao recebimento de recursos eleitorais não contabilizados.

 (Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.