Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Ave Rara combate crimes ambientais em Pernambuco

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Operação Ave Rara combate crimes ambientais em Pernambuco

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, iniciou, nessa quinta-feira (13/2), a Operação Ave Rara com o propósito de combater o tráfico de animais, em especial aves silvestres sob ameaça de extinção.

Durante a investigação, identificou-se um vendedor de uma arara-azul, que era um conhecido traficante de animais em Caruaru (PE). Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal para serem cumpridos no Bairro de Santa Rosa-Caruaru (PE). No local, os policiais federais encontraram algumas aves mortas, vítimas de maus-tratos e apreenderam 123 espécimes da fauna brasileira (papagaios, porco caititu, papa-capins, golinhos, gralhas cancãs) e 27 gaiolas viajantes, como são chamadas as caixas para transporte clandestino dos animais, os quais foram encaminhados aos cuidados do Ibama para correta destinação.

O investigado não foi encontrado em nenhum endereço, mas, posteriormente, será intimado a comparecer à Polícia Federal para responder pela prática de crime ambiental. Segundo informações dos parentes, o suspeito estaria viajando para a Bahia.

O crime que está sendo investigado é o Artigo 29, § 1º, item III, da Lei nº 9.605/1998 – (vender, guardar e ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida licença ou autorização da autoridade competente), cuja pena é de detenção é de seis meses a um ano de detenção.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.