Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apura prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Polícia Federal apura prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

A Polícia Federal iniciou, na última terça-feira (11/2), a Operação Sirena com o propósito de colher mais elementos de prova com relação a um grupo que, a pretexto de facilitar a realização do sonho da cirurgia plástica, estaria, em verdade, captando e gerindo recursos de terceiros, à semelhança de um sistema de consórcio, sem a necessária autorização do órgão fiscalizador (Banco Central).

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana do Recife (Iputinga, Piedade, Boa Viagem, Marcos Freire, Olinda), em empresa e residências.

De acordo com os dados até então apurados, as clientes que aderiam ao projeto eram distribuídas em grupos com objetivos em comum, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, estipulando, ainda, a forma de sorteio entre os aderentes para a utilização dos valores divididos em pequenas parcelas, justamente na forma prevista na Lei de Consórcio.

Não bastasse a operação clandestina de sistema de consórcio, observou-se que dezenas de participantes, apesar de beneficiadas em sorteio e virem pagando regularmente suas contribuições, não recebiam os valores para a realização do procedimento estético, denotando não apenas a má gestão, mas também uma apropriação indevida ou desvio do montante gerido.

 Os envolvidos estão sendo investigados por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional que, somados, podem ser punidos com pena de reclusão de até 18 anos.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.