Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende norte-americano acusado de crimes financeiros no Brasil e nos Estados Unidos

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Polícia Federal prende norte-americano acusado de crimes financeiros no Brasil e nos Estados Unidos

A Polícia Federal prendeu na última quinta-feira (20/2), em Búzios (RJ), um dos sócios de uma empresa multinacional que operava esquemas financeiros, em cumprimento a mandado judicial de prisão para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O preso, que perdeu a nacionalidade brasileira, é acusado, nos Estados Unidos, da prática dos crimes de fraude por correspondência e eletrônica, conspiração e lavagem de dinheiro por sua atuação à frente da empresa.

O procurado fugiu para o Brasil após a empresa ter sido, formalmente, acusada de praticar pirâmide financeira nos Estados Unidos (EUA). Para sair daquele país, o acusado cruzou a fronteira com o Canadá de carro e, dias depois, embarcou em um voo de Toronto para São Paulo.

No Brasil, os sócios da empresa e outros participantes do negócio foram denunciados pelo Ministério Público Federal pela prática de crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e crime contra a economia popular.

As investigações feitas pelo Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil e pela Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo contaram com a cooperação do Immigration and Customs Enforcement (ICE) e do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos.

O preso ficará à disposição da Suprema Corte Brasileira até que seja autorizada sua extradição para os Estados Unidos, onde prestará contas à Justiça daquele país.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.