Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate lavagem de dinheiro do tráfico na fronteira

sábado, 14 de março de 2020

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro do tráfico na fronteira

A Polícia Federal iniciou a Operação Spollium, cujo objetivo é desmantelar organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro obtido com atividades de tráfico internacional de drogas na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A partir de ordens judiciais expedidas pela 3ª Vara Federal de Campo Grande (MS), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e executados os sequestros de 39 imóveis, cujo valor está estimado em R$ 4 milhões.

As investigações demonstraram que pessoas físicas e jurídicas figuravam como laranjas para a movimentação de valores e a ocultação do patrimônio ilícito adquirido com o tráfico de drogas. O grupo criminoso investigado é vinculado a um traficante, condenado pela prática de diversos crimes, tais como tráfico de drogas, organização criminosa, receptação, posse e porte de arma de fogo, homicídios, uso de documento falso, dentre outros e que, atualmente, encontra-se preso em Penitenciária Federal devido à operação da Polícia Federal.

Por meio da análise do material apreendido em investigações anteriores, a Polícia Federal teve acesso a diversas planilhas de gastos e contabilidade referentes ao tráfico de entorpecentes, controle de veículos e imóveis registrados em nome de terceiros. Foi possível estabelecer clara conexão entre os bens que estão sendo apreendidos e sequestrados na operação iniciada nessa sexta-feira e a atividade criminosa.

O minucioso trabalho de análise realizado pela Polícia Federal levou à identificação dos 39 imóveis adquiridos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas nas cidades de Ponta Porã (MS), Santos (SP), Presidente Prudente (SP), dentre outras, os quais foram objeto de sequestro determinado pela 3ª Vara Federal da capital.

Além do sequestro dos bens imóveis, a Justiça Federal determinou, também, o bloqueio de valores nas contas bancárias dos investigados e o cumprimento dos três mandados de busca e apreensão em endereços vinculados ao grupo criminoso.

As ações reforçam a diretriz de atuação da Polícia Federal relativa a desestruturação das grandes organizações criminosas com a responsabilização penal de seus integrantes e a constrição dos recursos patrimoniais, garantindo que os bens e valores obtidos com as práticas ilícitas retornem ao Estado e à sociedade.

Por suas condutas, os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa (Art. 2º da Lei nº 12.850/2013) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98), cujas penas, se somadas, podem ultrapassar 18 anos de reclusão.

O nome da operação, Spollium, significa pilhagem em latim, sendo uma referência aos bens obtidos com atividades ilícitas pela organização criminosa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.