Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação contra tráfico de pessoas em São Paulo

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Polícia Federal inicia operação contra tráfico de pessoas em São Paulo

A Polícia Federal iniciou, nessa quinta-feira (9/4), operação para combater o crime de tráfico de pessoas, em São Paulo. A PF representou à Justiça Criminal Federal de São Paulo pela concessão de mandados de busca e apreensão de uma adolescente paraguaia. Foram cumpridos, também, mandados de busca e apreensão, em dois endereços na região do Brás (SP).

Uma investigação iniciada em abril deste ano, com base em troca de informações entre a Polícia Federal e a Direccion General de Asuntos Internacionales do Paraguai, apurou informação de que uma cidadã paraguaia, que relatou a autoridades policiais a respeito do desaparecimento de sua filha adolescente. Esta seria vítima de tráfico internacional de pessoas, com a finalidade de ser submetida a trabalho em condições análogas à de escravo e exploração sexual.

Segundo as autoridades do Paraguai, a vítima foi aliciada, recrutada e transportada de seu domicílio, no Paraguai, via Cidade do Leste, até a cidade de São Paulo, e estaria alojada na região do Brás. Foi apontado um brasileiro, residente em cidade paraguaia, que seria o responsável pelo recrutamento de pessoas para trabalharem em oficinas de costura em São Paulo. Ele teria exigido da mãe da adolescente vantagem econômica (“150 reales”) para providenciar o retorno da vítima ao Paraguai.

No dia 8 de abril, a PF localizou e resgatou a adolescente, que estava em outro endereço, identificado após a concessão dos mandados de busca e apreensão. Em seguida, devidamente acompanhada por representante do Consulado Geral do Paraguai em São Paulo, a adolescente foi encaminhada ao IML, para exame de corpo de delito. A adolescente foi entregue aos cuidados do Consulado de seu país.

Em conjunto com as autoridades do Paraguai, a apuração continua para identificação dos aliciadores e receptores da adolescente, bem como para esclarecer o modo de operação da quadrilha.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.