Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil recupera celulares roubados/furtados em Açailândia

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Polícia Civil recupera celulares roubados/furtados em Açailândia

A equipe da Polícia Civil da 9ª Delegacia Regional de Açailândia, em um trabalho contínuo de recuperação e devolução de aparelhos celulares roubados ou furtados, devolveu diversos aparelhos, entre os dias 12 e 15 de maio, aos verdadeiros donos naquela regional.

Depois de intenso trabalho investigativo com dados de diversas fontes, já foram recuperados mais de 30 aparelhos telefônicos. A equipe de investigação vem utilizando metodologia permanente no rastreamento e localização de aparelhos celulares roubados e furtados na regional de Açailândia, levando a consequente identificação dos receptadores e lavratura dos respectivos procedimentos policiais.


Com a investigação, foi possível determinar que os celulares roubados e furtados são negociados, principalmente, em grupos de redes sociais, como feirões. Os compradores não tomam qualquer tipo de cautela na aquisição dos celulares, por exemplo, não solicitam documentos que comprovem a origem dos objetos que, em sua maior parte, são negociados com valor abaixo do valor de mercado. Não demonstrando qualquer preocupação em saber se os aparelhos são de origem lícita ou ilícita.

Além da identificação dos receptadores, a Polícia Civil em Açailândia conseguiu identificar parte dos autores de roubos que acontecem na regional, tomando como exemplo o caso de roubo a um comércio na cidade de São Francisco do Brejão, onde chegou a recuperar quatro aparelhos celulares, com identificação e qualificação da autoria.


Assim, com uma investigação estruturada, prova que é possível visualizar a cadeia de pessoas envolvidas na prática delituosa e levá-las à prisão.

A Polícia Civil do Estado do Maranhão está identificando os autores de roubos/furtos e de receptação, levando-os à Justiça para responderem pelos crimes cometidos, mesmo com restrições de pandemia da Covid-19. Ainda que, para isso, tenha aumentado os esforços para a manutenção do combate à prática de crimes em diferentes níveis e modalidades.


Todo o trabalho é feito com o fim de proporcionar ao cidadão, vítima de roubo, furto e outras modalidades criminosas, a reparação pela perda patrimonial sofrida e reparação judicial no que for possível.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.