Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Outline

sábado, 9 de maio de 2020

Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Outline

A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa sexta-feira (8/5), a segunda fase da Operação Outline que visa desarticular organização criminosa que praticava desvios de recursos públicos destinados à obra de requalificação da BR-101, no trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife (PE).

Cerca de 40 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Federal de Pernambuco. Foi decretado, também, o sequestro de bens imóveis, pertencentes aos investigados, situados em Recife e Gravatá (PE).

Além da capital pernambucana, ações simultâneas ocorreram em Paulista (PE), Serra Talhada (PE) e Brasília (DF).

O valor do contrato firmado para a execução da obra supera os R$ 190 milhões, sendo que os maiores repasses seriam feitos do governo federal ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE).

De acordo com os relatórios de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a obra vinha sendo executada com material (especialmente asfalto) de baixa qualidade e pouca durabilidade.

Na primeira fase da operação, foram apreendidos documentos e arquivos digitais que revelaram evidências dos desvios como a contratação de empresa-fantasma. Além disso, ficou demonstrada a evolução patrimonial de ex-servidores do DER-PE incompatível com seus vencimentos. Foram encontradas, ainda, evidências de que a Secretaria de Transporte do Estado de Pernambuco, vinculada ao DER-PE e atualmente extinta, teria sido condescendente com as fraudes.

Os investigados estão sujeitos, na medida de suas participaçõess, ao indiciamento pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 40 anos de reclusão.

Os presos foram encaminhados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana de Recife (PE).

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.