Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Colinas, Judiciário determina pagamento de danos morais à consumidora que passou 20 dias sem energia elétrica

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Em Colinas, Judiciário determina pagamento de danos morais à consumidora que passou 20 dias sem energia elétrica

A Comarca de Colinas condenou a Equatorial Maranhão (Cemar), concessionária de serviço público, ao pagamento de R$ 15 mil pelos danos morais causados a uma consumidora do município que passou 20 dias sem fornecimento de energia elétrica. A sentença, assinada pelo magistrado Sílvio Alves Nascimento, titular da unidade judicial, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (Dje) desta quarta-feira (3).

A parte autora ajuizou a ação sustentando que, no dia 6 de maio de 2019, recebeu uma ligação de seu irmão onde informava falta de energia em sua residência e que, no mesmo instante, entrou em contato com a reclamada, por diversas vezes, sem sucesso. Indica que o fornecimento foi restabelecido somente após dar entrada em processo na Justiça, que determinou a medida por decisão liminar.

Notificada, a Cemar apresentou contestação se opondo ao que afirmou a autora e pontuou que não se manteve inerte no que diz respeito ao atendimento à consumidora e que não agiu de forma irregular, inexistindo dano moral no caso em questão.

Na análise do caso, o julgador frisa que a suspensão do fornecimento de energia elétrica foi admitida pela requerida e que, a partir disso, o ponto central do mérito está em definir se a suspensão do fornecimento de energia elétrica para a unidade consumidora da parte autora foi legal e, não sendo, se da duração de 20 dias da suspensão, decorre dano moral e qual seu valor.

O magistrado ressalta que a Resolução nº 414/2014-ANEEL, no Art. 172, inciso I, permite a suspensão do fornecimento de energia elétrica, se o consumidor estiver em mora com a fatura, inserindo na sentença, legislação e jurisprudências sobre a questão. “No caso dos autos, a Parte Autora comprovou que não havia nenhuma fatura em aberto ou que justificasse a suspensão, portanto, indevida a suspensão do fornecimento de energia elétrica pela Ré. Acrescento que após a referida falta de energia, a Parte Autora inúmeras vezes requereu providencia da Empresa Concessionária Requerida, como demonstra no Boletim de Ocorrência, ID. 19526123”, descreve.

A sentença registra também que a consumidora somente teve o restabelecimento da energia elétrica em sua residência, após concessão de medida de liminar, a qual foi devidamente cumprida pela Cemar. “Ademais, a Parte Ré não juntou nenhum elemento ou documento que justificasse a falta no fornecimento da energia elétrica na residência da Parte Autora, nem tão pouco a demora em seu restabelecimento. Assim, a parte Ré falhou na prestação do serviço ao extrapolar, mais de 20 (vinte) dias, o prazo legal para restabelecer o fornecimento de energia elétrica para a residência da parte Autora”, registra.

Dano moral

A sentença reconhece a comprovação de ato ilícito, o dano – moral - e o nexo de causalidade entre ambos, o que torna, segundo o julgador, inafastável a obrigação da requerida em repará-lo, e prossegue citando jurisprudência quanto ao valor da compensação por dano moral. “O arbitramento do valor da indenização pelo dano moral é ato complexo para o julgador que deve sopesar, dentre outras variantes, a extensão do dano, a condição socioeconômica dos envolvidos, a razoabilidade, a proporcionalidade, a repercussão entre terceiros, o caráter pedagógico/punitivo da indenização e a impossibilidade de se constituir em fonte de enriquecimento indevido”, destaca a sentença. 

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.