Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Papagaio de Ouro para investigar exploração ilegal de ouro em Mato Grosso

sábado, 29 de agosto de 2020

Polícia Federal inicia Operação Papagaio de Ouro para investigar exploração ilegal de ouro em Mato Grosso


 A Polícia Federal iniciou, na última quinta-feira (27/8), a Operação Papagaio de Ouro* com o objetivo de investigar a exploração ilegal de ouro na região de Pontes e Lacerda (MT). Policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em propriedades particulares. As ordens partiram da Justiça Federal de Cáceres (MT).

 Investigações da PF apontam que pai e filho teriam explorado, por mais de cinco anos, um garimpo ilegal de grandes proporções, tendo eles obtido enormes lucros com a empreitada criminosa. Segundo os investigadores, a dupla estava prestes a vender a área em uma transação milionária. A compradora, uma mineradora da região, tentaria regularizar o empreendimento.

 Na operação de quinta-feira, os bens dos investigados foram bloqueados, tendo em vista que há indícios de que a aquisição do garimpo foi quitada com os lucros da própria exploração ilícita de ouro. A Justiça também determinou o sequestro de gados, veículos, máquinas pesadas e o próprio imóvel onde está localizado o garimpo.

* O nome da operação é uma referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início. A área estava sendo poluída com os rejeitos do garimpo ilegal. 

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.