Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Goiás, Polícia Federal combate esquema de fraudes no INSS

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Em Goiás, Polícia Federal combate esquema de fraudes no INSS


 A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciou, hoje (10/9), a Operação Pravum, visando combater esquema fraudulento de obtenção de aposentadoria por idade rural na Agência da Previdência Social (APS) de São Simão (GO).

Aproximadamente, 25 policiais federais e servidores do INSS cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Jataí (GO), nos municípios de Quirinópolis (GO), Cachoeira Alta (GO) e Paranaiguara (GO).

A investigação teve início em 2019, a partir da verificação pelo INSS de irregularidades na concessão de benefícios rurais na APS de São Simão (GO). Os requerimentos dos benefícios levantaram suspeitas por conter diversos documentos semelhantes, repetição de testemunhas em contratos, coincidências de números de telefone, repetições dos IPs das máquinas utilizadas para a realização dos agendamentos, notas e recibos sem a ciência dos emitentes, dentre outros indícios de falsidade.

Estima-se que o prejuízo causado ao INSS gira em torno de 385 mil reais e a economia proporcionada com a presente operação, considerando a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), chega a mais de 3 milhões de reais à título de pagamentos futuros aos beneficiários.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato previdenciário, com penas que alcançam mais de 10 anos de prisão.

 (Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.