Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em operação conjunta, Polícia Militar apreende armas e munição na Reserva do Gurupi

domingo, 20 de setembro de 2020

Em operação conjunta, Polícia Militar apreende armas e munição na Reserva do Gurupi


 O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), iniciou a Operação Madeireiro nas áreas da Reserva Biológica do Gurupi e nas Terras Índígena Awa, no Maranhão.

A operação ocorre nos meses de setembro e outubro e tem como objetivo  fiscalizar, levantar informações, coibir ações ilegais e lavrar autos de infração à prática de crimes ambientais nas regiões.

Na última quinta-feira (17), após receberem algumas informações e realizarem levantamentos, as equipes localizaram três acampamentos utilizados pelos madeireiros. Foi feita patrulha e identificados os envolvidos pelas ações ilicitas na área e, com eles, apreendidos todo o maquinário, armamentos e 170 cabeças de gado em área de proteção federal que estavam sendo utilizada. Os responsáveis pelos crimes ambientais irão responder administrativa e civilmente.

Na ação, foram apreendidos um caminhão, uma motosserra, uma pistola 7,65, uma escopeta 12, duas armas de caça e munição  calibres 7,65, 12 e 36.

Na quarta-feira (16), em outra ação da Operação Madeireiro, após dois dias de patrulhas na região, as equipes localizaram uma serralharia ilegal que funcionava dentro da reserva. A serralharia foi destruída, e todo o maquinário que estava sendo utilizado pelos madeireiros para extração ilegal de madeira foram apreendidos: um trator pá-carregadeira, um trator de esteira, um caminhão, um motor com bateria da serralharia, uma motosserra, cinco armas de caça, três motocicletas, 13 gaiolas e dois alçapões. Nos acampamentos dos criminosos, foram apreendidos vários pertences pessoais, comidas, combustível, itens de cozinha/higiene e afins.

Mais ações do BPA


O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desenvolveu a operação denominada Pesca Legal na área da Reserva Extrativista da Baía de Tubarão (Resex Baía de Tubarão). A operação aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro.


Durante a operação, ocorreu fiscalização, apreensões de bens da fauna marinha que são extraídas de forma ilegal, notificações de moradores que realizam construções de residências sem autorização do ICMBio e apreensões de material que é utilizado na pescaria, bem como soltura de pássaros na Resex de Tubarão. Para o bom andamento da missão, buscou-se a preservação da vida e da ordem pública, bem como reduzir os índices de criminalidade e agressão ao meio ambiente de forma preventiva e repressiva.


Na ação, foram realizadas abordagens a barcos pesqueiros, apreensão de, aproximadamente, 1.500 metros de rede utilizada na pesca de zangaria e soltura de pássaros silvestres.


(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.