Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Gaeco e Polícia Civil realizam operação de busca e apreensão em São Luís e municípios do interior

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Gaeco e Polícia Civil realizam operação de busca e apreensão em São Luís e municípios do interior


 O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) realizou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Quarto Feliz, em parceria com a Polícia Civil, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca da Ilha, Termo Judiciário de São Luís/MA (Organizações Criminosas), cumpridos nas cidades de São Luís, Governador Nunes Freire, Santa Helena, Turilândia e Zé Doca. 

A operação foi iniciada no Procedimento Investigatório Criminal, instaurado pelo Gaeco, para apurar possíveis práticas de crimes de corrupção, organização criminosa, desvio e subtração de dinheiro público, que aconteceram no município de Governador Nunes Freire, entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Marcel Everton Dantas da Silva, conhecido como Marcel Curió.

Além do ex-prefeito de Governador Nunes Freire, foram alvos da operação o atual prefeito, Josimar Alves de Oliveira; o candidato a prefeito de Turilândia Paulo Dantas Silva Neto, o Paulo Curió, irmão de Marcel; três vereadores e secretários municipais de Governador Nunes Freire, dentre outros investigados.

Durante as buscas em endereços residenciais dos investigados e em uma das empresas – em um total de 29 – foram apreendidos documentos, veículos de luxo, 30 mil reais em cheques, computadores, “tablets”, celulares e “notebooks”. Destaca-se que ainda foi apreendido 9 mil reais em espécie na casa do ex-secretário de Educação do município de Governador Nunes Freire João Marinho, além de um cheque nominal no valor de 400 mil reais na casa do atual prefeito  em nome do atual secretário municipal de Finanças, Stefano Andrey Brandão Guida, tendo este sido conduzido à delegacia para lavratura de TCO por ter assumido a propriedade de substância entorpecente, encontrada na casa do prefeito, local em que estava no momento da busca. Além disso, na operação, duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma.

De acordo com informações da Promotoria de Santa Helena, na casa de Ubirauna Cardoso Miranda, proprietário do laboratório CDA na cidade de Turilândia, foram apreendidos 16.800 reais em espécie, cinco aparelhos celulares, dois computadores, um veículo Corola e vários documentos. Já com a proprietária da empresa GRB Nunes e BSN Farmácia Ltda., em Santa Helena, foram apreendidos 13 mil reais em espécie, além de cinco veículos, sendo um Camaro, um “jet ski”, uma caixa com 24 relógios e joias.

Investigações

A investigação apura contratações milionárias, decorrentes de procedimentos licitatórios fraudulentos, firmadas entre a Prefeitura de Governador Nunes Freire e as empresas R.F. de Abreu Pereira-EPP (RM Distribuidora), G.R.B. Nunes-EPP e L&F Comércio e Serviços Ltda.

O suposto esquema era operado a partir do uso das empresas de fachada R.F. Abreu, L&F Comércio e G.R.B. Nunes, que não possuíam lastro econômico e atividade comercial efetiva para firmar contratos com a prefeitura, com valores de R$ 22.361.018,36 e R$ 19.945.663,73, conforme apurado nos contratos efetuados com a empresas L&F Comércio e G.R.B. Nunes.

Além dos Promotores de Justiça que integram o Gaeco, participaram da operação a promotora de Justiça Rita de Cássia Sousa, titular da Promotoria de Zé Doca, que, atualmente, responde pela Promotoria de justiça da Comarca de Governador Nunes Freire; e o promotor de Justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, titular da Comarca de Santa Helena. A operação envolveu, ainda, 27 equipes da Polícia Civil, compostas por delegados, investigadores e escrivães.

(Informações do MP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.