Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate crimes ambientais em Terras Indígenas de Rondônia

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Polícia Federal combate crimes ambientais em Terras Indígenas de Rondônia


 A Polícia Federal, com Ibama e Funai, realizou, nos últimos dias (25 e 26 de setembro de 2020), nova operação com o objetivo de combater crimes ambientais em Terras Indígenas de Rondônia.

Em continuidade a operações recentes, como a Operação Êxodo – que combateu a extração ilegal de madeiras na Terra Indígena Tubarão Latundê, no município de Chupinguaia (RO) – e a Operação Crassa, iniciada nesta semana – que combateu a extração ilegal de diamantes na Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste (RO) – os trabalhos agora realizados se concentraram na Terra Indígena Rio Mequéns, situada no município de Alto Alegre dos Parecis (RO).

Mais de 20 servidores participaram dos trabalhos, localizando e inutilizando diversos equipamentos usados na destruição das florestas e na extração de madeiras nobres. Além de caminhões e tratores adaptados para tal tipo de atuação, foram localizadas serrarias instaladas dentro da Terra Indígena, onde era realizado o beneficiamento de parte da madeira retirada, já saindo prontas para o comércio. Parte das toras extraídas, por sua vez, seguiria para beneficiamento em outros locais.

A Polícia Federal dará continuidade aos trabalhos investigativos, a fim de seguir com a identificação dos responsáveis por tais práticas ilegais e que provocam prejuízo milionário decorrente do dano ambiental.

O combate aos crimes ambientais e a proteção às comunidades indígenas, expostas a risco em razão da entrada irregular de pessoas, segue como prioritária para a Polícia Federal, que está aberta para o recebimento de informações no telefone 69-3316-1600 (Delegacia de Polícia Federal em Vilhena/RO) e 69-3216-6225 (Superintendência de Polícia Federal em Rondônia).  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.