Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate oferta e venda de vagas em universidade

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Polícia Federal combate oferta e venda de vagas em universidade



 A Polícia Federal iniciou, nesta segunda-feira (14/9), a Operação Hipócrates para combater associação criminosa voltada para supostas oferta e venda de vagas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com provável atuação em faculdades de medicina de outros Estados da Federação.

A Polícia Federal representou pelo bloqueio judicial das contas dos investigados e por mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Contagem (MG), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ).

Durante a investigação, que durou mais de um ano, identificou-se que os estelionatários teriam utilizado documentos falsificados, contendo o timbre e assinaturas falsificadas de servidores da Faculdade de Medicina da UFMG. Os envolvidos também teriam feito reuniões e entregas de tais documentos falsificados nas dependências da instituição de ensino, visando a dar aparente credibilidade às negociações ilícitas. Depósitos bancários em contas vinculadas aos estelionatários e transferência de bens – como veículos – eram formas de pagamento adotadas pelos interessados. Como as vagas negociadas não lhes eram disponibilizadas, os citados compradores entravam em contato com a Faculdade, para saber o que teria acontecido. Referidas contas bancárias foram usadas para a movimentação de mais de R$ 1 milhão durante o período de apuração.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, falsificação de documento, uso de documento falso e associação criminosa, podendo cumprir até 20 anos de prisão, se condenados.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia da Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.