Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula associação criminosa que movimentou mais de R$ 230 milhões entre o Brasil e o Uruguai em operações ilegais

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Polícia Federal desarticula associação criminosa que movimentou mais de R$ 230 milhões entre o Brasil e o Uruguai em operações ilegais


 A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (24/9), a Operação Yallah* para desarticular a associação criminosa especializada em evasão de divisas, operação de câmbio ilegal e em lavagem de capitais, estabelecida na fronteira do sul do Brasil (Chuí/RS) com o Uruguai (Chuy/UY).

Cerca de 50 policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Vitória do Palmar (3), Chuí (7) e Uruguaiana (1). Também foram cumpridas ordens judiciais de bloqueio de ativos em contas bancárias de seis pessoas físicas e jurídicas e a indisponibilidade de nove veículos que superam um milhão de reais em valores de mercado. As medidas foram expedidas pela 11ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Alegre.

A investigação teve início com a notícia de movimentações financeiras suspeitas com integrantes da associação criminosa, que, entre 2016 e 2018, teriam movimentado mais de 230 milhões de reais entre diversas contas bancárias.

O inquérito policial aponta a existência de uma rede de pessoas físicas e jurídicas, todas residentes ou sediados na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, que receberiam em contas bancárias valores oriundos das mais diferentes regiões do Brasil. A associação criminosa é responsável por gerenciar uma rede de contas bancárias, muitas vinculadas a laranjas e a empresas de fachada.

Após o aporte dos valores nas contas de controle dos integrantes da associação criminosa, o grupo operacionalizava o saque, o transporte e a entrega dos valores em casas de câmbio e em outras instituições financeiras do Uruguai.

* A operação foi denominada Yallah, uma expressão usual na região, alusiva a origem dos principais investigados  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.