Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Garrote contra o desvio de verbas públicas na Saúde

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Garrote contra o desvio de verbas públicas na Saúde


 Na manhã de hoje (24/9), a Polícia Federal iniciou a Operação Garrote com o objetivo de investigar o desvio de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) estimado em mais de R$ 9 milhões.

Aproximadamente, 40 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão, inclusive na Secretaria Municipal de Saúde, no laboratório e em outros endereços vinculados aos investigados. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

As investigações, iniciadas em junho de 2020, com o apoio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus-PI), apontaram que um laboratório teria sido contratado, fraudulentamente, pelo município de Magé (RJ) para a execução de exames laboratoriais. Na contratação, foram identificadas diversas irregularidades, tais como o direcionamento da escolha do próprio laboratório, além de fraudes nos processos de chamamento público e nos de execução.

Há indícios da participação de pessoas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde e, também, de um vereador de Magé (RJ), que seria o real proprietário do referido laboratório.

Na operação, são investigados os crimes de dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação, peculato, falsidade ideológica e organização criminosa. 

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.