Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Matáá contra crimes ambientais decorrentes das queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Matáá contra crimes ambientais decorrentes das queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul


 A Polícia Federal iniciou na manhã desta segunda-feira (14/9), nas cidades de Corumbá (MS) e Campo Grande (MS), a Operação Matáá, com a finalidade de apurar a responsabilidade criminal pelas queimadas na região do Pantanal Sul.

Por meio da análise de imagens de satélites e o sobrevoo das áreas, a Polícia Federal conseguiu identificar o início e a evolução diária dos focos de queimadas da região. O dano ambiental apurado supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro, atingindo Áreas de Preservação Permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense e da Serra do Amolar.

Durante a investigação, para chegar aos locais das queimadas localizados no interior do Pantanal, foram utilizadas aeronaves e embarcações da Polícia Federal.

Os investigados poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente (Art. 38., da Lei nº 9.605/98), dano direto e indireto a Unidades de Conservação (Art. 40., da Lei nº 9.605/98), incêndio (Art. 41., da Lei nº 9.605/98) e poluição (Art. 54., da Lei nº 9.605/98), cujas penas, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Participam da fase ostensiva da operação 31 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Corumbá e Campo Grande (MS). Durante a operação, foi realizada perícia nas áreas afetadas e oitivas dos envolvidos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá (MS).

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.