Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para combater furtos a instituições bancárias

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Polícia Federal inicia operação para combater furtos a instituições bancárias


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (3/9), a Operação Payback, visando desarticular organização criminosa especializada em furtos a bancos com atuação em diversos Estados da Federação.

A investigação foi iniciada a partir da ocorrência de dois furtos e uma tentativa de furto em agências bancárias nas cidades de Feira de Santana, Simões Filho e Alagoinhas, no interior da Bahia, todas no mês de março de 2020.

A quadrilha agia durante a madrugada, invadindo as agências bancárias por meio de aberturas feitas nas paredes, normalmente a partir de imóveis contíguos, que eram alugados para a ação criminosa.

Ao todo, foram identificadas cinco pessoas envolvidas nos crimes, contra as quais foram expedidos os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos por equipes de policiais federais nos Estados da Bahia, Santa Catarina e São Paulo. À exceção de um deles, todos os demais criminosos identificados ao longo das investigações são reincidentes nesse tipo de crime.

Em razão da forma de atuação, estruturação e divisão de tarefas, as condutas investigadas se caracterizam como o furto qualificado, crime previsto no Art. 155., § 4º, I e IV, do Código Penal, com pena de reclusão de dois a oito anos e multa; e integrar organização criminosa, crime previsto no Art. 2º da Lei 12.850/2013, com pena de reclusão de três a oito anos e multa.

Além do valor subtraído, o prejuízo compreende, ainda, os danos causados aos prédios, instalações, equipamentos e serviços bancários.

A investigação prosseguirá com o objetivo de identificar os demais autores e apurar os crimes de lavagem de dinheiro, inclusive para recuperação dos valores subtraídos e arrecadação das coisas obtidas com o produto dos crimes.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.