Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Imperatriz, Ministério Público emite Recomendação a bancos

domingo, 4 de outubro de 2020

Em Imperatriz, Ministério Público emite Recomendação a bancos


 O Ministério Público Eleitoral expediu, na última quinta-feira (1º/10), Recomendação a todos os bancos públicos e privados da Comarca de Imperatriz para que não se recusem a realizar a abertura de conta bancária a candidatos e partidos políticos durante todo o período eleitoral.

Assinada pelo promotor de Justiça eleitoral Sandro Pofahl Bíscaro, a manifestação ministerial é fundamentada na Resolução nº 23.607/2019, do Tribunal Superior Eleitoral, que determina a possibilidade de candidatos e partidos políticos arrecadarem recursos com a abertura de conta bancária específica para movimentação financeira de campanha.

Os bancos devem seguir o Comunicado nº 35.979/2020, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Nacional, onde é estabelecido que bancos comerciais, bancos múltiplos em carteira comercial e a Caixa Econômica Federal devem realizar a abertura das contas solicitadas por partidos políticos e seus candidatos no prazo de até três dias úteis.

As instituições bancárias devem informar o acolhimento da Recomendação no prazo de 72 horas, sob pena de imediata responsabilização civil, criminal e administrativa.

(Informações do MP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.