Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Alforria combate trabalho escravo na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Operação Alforria combate trabalho escravo na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)


 A Polícia Federal e a Inspeção do Trabalho no Rio Grande do Sul iniciaram, na manhã dessa quinta-feira (29/10), a Operação Alforria, de combate ao trabalho escravo (Art. 149. do Código Penal).

Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, e auditores fiscais do Trabalho fiscalizam estabelecimentos nos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, em que três cidadãos venezuelanos estariam trabalhando em condições análogas a escravo.

A investigação iniciou-se a partir de informações repassadas pelo Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami), indicando que um cidadão da Venezuela estaria sendo submetido a trabalhos forçados e à jornada exaustiva.

Diligências realizadas possibilitaram a localização do imigrante, que prestou depoimento à Polícia Federal, confirmou as informações, relatou ter sofrido ameaças e agressões, além de não receber salário. Ele também indicou mais duas possíveis vítimas, também venezuelanas.  

A ação realizada tem por objetivo a coleta de provas para a instrução do inquérito policial, a identificação de outras vítimas, o resgate de trabalhadores e a autuação administrativa do proprietário do local.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.