Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Ouro Frio combate extração e venda ilegais de ouro no Pará

sábado, 10 de outubro de 2020

Operação Ouro Frio combate extração e venda ilegais de ouro no Pará


 A Polícia Federal iniciou, nessa sexta-feira (9/10), a Operação Ouro Frio para investigar extração ilegal de ouro, desde a retirada dele em garimpos clandestinos até o processo de “esquentamento” do minério – aparência de legalidade ao produto extraído de forma irregular –, no Pará. A PF mobilizou mais de 30 policias federais para dar cumprimento a oito mandados de busca e apreensão e sequestro de bens nos municípios de Santarém (PA) e Itaituba (PA).

A ação de ontem é desdobramento da Operação Verde Brasil 2. Esta é um conjunto de atividades estruturadas focadas na proteção e preservação da Amazônia e demais biomas e conta com apoio das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea do Brasil). O Comando Conjunto Norte (CCN), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), pelo Comando do 4º Distrito Naval e pela ALA 9, deu apoio logístico no transporte dos policiais que se deslocaram para os municípios de Santarém (PA) e Itaituba (PA).

Com o início da operação, estima-se o bloqueio de 14 milhões de reais, *que é o valor calculado de bens usurpados da União*, além de significativo avanço no combate ao que se aponta como esquentamento de ouro.

* A expressão "Ouro Frio" faz referência a ouro de origem clandestina, sem documentação legal, sendo que, no curso da investigação, foram descobertas tentativas de "esquentamento" do mineral ilícito.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.