Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate desvios de recursos públicos em Corumbá (MS)

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Polícia Federal combate desvios de recursos públicos em Corumbá (MS)


 A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (6/10), a Operação Offset, visando combater crimes que acontecram em licitações realizadas pela Prefeitura de Corumbá (MS), praticados por servidores públicos municipais e empresários da cidade fronteiriça e da capital do Estado.

 A ação contou com a participação de 50 policiais federais que cumpriram, em Corumbá (MS) e em Campo Grande (MS), 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá (MS).

A investigação teve início após o recebimento de informações apontando a ocorrência sistemática de desvios de recursos públicos no Poder Executivo Municipal, cujas irregularidades seriam decorrentes de contratos de prestação de serviços entre a Prefeitura de Corumbá e uma empresa de engenharia sediada em Campo Grande (MS). O dinheiro desviado seria direcionado aos servidores e empresários envolvidos. As investigações também indicaram que parte da verba destinada ao pagamento dos contratos é proveniente de repasse de recursos federais.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da Covid-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus parentes.

* O nome da operação faz alusão à conhecida técnica de impressão, já que este é o principal ramo de atividade econômica, registrado nos órgãos competentes, de uma empresa investigada. Destaca-se que a empresa possui registrados ainda outros ramos de atuação completamente diversos da atividade principal, numa clara tentativa de facilitar sua participação em diferentes processos licitatórios, mesmo sem deter outras capacidades necessárias. Em tradução livre para a língua portuguesa, a palavra “offset” significa “fora de alinhamento” ou “fora do lugar”.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.