Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate tráfico de madeiras em Terras Indígenas

sábado, 3 de outubro de 2020

Polícia Federal combate tráfico de madeiras em Terras Indígenas


 A Polícia Federal iniciou, nessa sexta-feira (2/10), a Operação Oroborus, visando combater crime ambiental de tráfico de madeiras extraídas de florestas pertencentes a unidades de conservação federal e Terras Indígenas, localizadas na região norte do Brasil. 

Cerca de 60 policiais federais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão nos Estados de Goiás e Pará, sendo um em Aparecida de Goiânia (GO), 11 em Anápolis (GO) e um em Marabá (PA).

A investigação identificou um grupo criminoso que promove o transporte e vendas de madeira de origem clandestina do norte para outras regiões do país, utilizando integrantes que se serviam de olheiros e batedores a fim de obter informações de policiamento nas estradas, para desviar percursos e evitar fiscalizações.

Em caso de abordagens fiscalizatórias, os integrantes do grupo apresentavam Documentos de Origem Florestal - DOFs e Guias de Transporte Florestal (GTFs) falsificados, no afã de dar aparência de legalidade à madeira extraída (angelim-vermelho, angelim-pedra, angico, ipê, entre outras espécies).

Os investigados, dentre eles um ex-superintendente do Ibama em Goiás, poderão responder pelos crimes de associação criminosa e tráfico de madeira, com penas que, somadas, alcançam mais de 12 anos de prisão.

* O nome da operação, de origem grega, faz referência a uma serpente que se alimenta do próprio corpo, isto é, daquilo que dá sustento à sua própria vida. Retrata a prática do tráfico de madeira no país, onde os malfeitores “alimentam-se” da destruição daquilo que é essencial à vida humana, as florestas.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.