Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 3ª fase da Operação Rota do Minério para combater esquema de extração ilegal de minérios no Pará

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Polícia Federal inicia 3ª fase da Operação Rota do Minério para combater esquema de extração ilegal de minérios no Pará


 A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (14/10), a terceira fase da Operação Rota do Minério com o objetivo de fiscalizar e desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de minério na região de Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Eldorado dos Carajás. Participaram da operação, aproximadamente, 10 policiais federais.

Foram apreendidos seis caminhões de grande porte (nitrem), que transportavam, sem autorização legal, aproximadamente 500 toneladas de minério de manganês que restaram apreendidas. De acordo com o que foi apurado, esses caminhões tinham como destino o porto de Barcarena (PA), de onde a mercadoria seria exportada.

Os motoristas que transportavam o minério de manganês ilegalmente extraído estavam em comboio, buscando furtar-se à fiscalização e fugiram do local abandonando os veículos com a chegada dos policiais federais.

A referida matéria-prima é pertencente à União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, tal conduta. A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério, sendo o combate a essa prática criminosa recorrente pela Polícia Federal, contando com inúmeras operações durante todo o ano de 2020, tanto dissuadindo essa prática com bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante e apreensão de veículos como em atuação junto ao destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação.

* O nome da operação faz referência à rota tradicionalmente utilizada pelos extratores ilegais de manganês, desdobramento de outras fases.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.