Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Parasita no Pará

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Parasita no Pará


 Nesta terça-feira (27/10), a Polícia Federal e a CGU-PA deram início a execução da segunda fase da Operação Parasita, que tem por foco a investigação de irregularidades na contratação de empresa fornecedora de materiais e equipamentos laboratoriais pelo Instituto Evandro Chagas, instituição vinculada ao Ministério da Saúde que é referência nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva em Belém (PA) e em Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal na Seção Judiciária do Estado do Pará.

Para a execução das medidas judiciais, estão sendo empregados 13 policiais federais, além de servidores do MPF e da CGU.

Os crimes investigados são peculato (Art. 312. do CP), corrupção passiva e ativa (Arts. 317. e 333. do CP), além da dispensa ou inexigibilidade indevida de licitação (Art. 89. da Lei 8.666/93), que, se somados, podem culminar com pena de 29 anos de reclusão.

A primeira fase da Operação Parasita aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2020, quando foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém (PA) e Ananindeua (PA).

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.