Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal realiza operação para apurar crime ambiental no pantanal sul-mato-grossense

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Polícia Federal realiza operação para apurar crime ambiental no pantanal sul-mato-grossense


 A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa quarta-feira (21/10), a Operação Ceuci, que investiga a ocorrência de crimes ambientais e invasão de terras da União, em áreas da Reserva Indígena Kadweu no Estado do Mato Grosso do Sul.

Em continuidade às investigações, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão expedidos, pela 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, nas cidades de Miranda (MS), Bodoquena (MS) e Campo Grande (MS), com o emprego de, aproximadamente, 110 policiais federais.

A ação na data de ontem contou, ainda, com o apoio do Exército Brasileiro, por meio da disponibilização de aeronaves, e de servidores do Ibama.

A investigação teve início em junho de 2019 e visa apurar a ocupação e exploração de áreas indígenas além de crimes ambientais decorrentes de desmatamento.

Com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal pretende identificar os ocupantes das referidas áreas, bem como eventuais atividades econômicas desenvolvidas e a existência de danos ambientais.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da Covid-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus parentes.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.