Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate desvio de recursos públicos no Espírito Santo

sábado, 7 de novembro de 2020

Polícia Federal combate desvio de recursos públicos no Espírito Santo


 A Polícia Federal, com o auxílio da Controladoria Geral da União, iniciou, nessa sexta-feira (6/11), a Operação Parasita com objetivo de combater o desvio de recursos públicos por meio de contratos entre uma pseudo-organização social e um hospital público federal localizado em Vitória (ES).

A operação contou com a participação de 20 policiais federais e dois auditores federais de finanças e controle, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e no hospital, além do bloqueio de bens no valor de mais de R$ 14 milhões.

Entenda o caso

A investigação foi fruto do trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal, que identificaram várias irregularidades na contratação de uma Organização Social por um hospital público federal, que é vinculado a uma universidade federal.

Ao longo dos trabalhos, foi constatado que os envolvidos constituíram, de forma fraudulenta, uma organização social com o fim de obter facilidades na contratação com o Poder Público e usufruir, de modo descabido, de vantagens tributárias próprias das entidades filantrópicas.

Contudo, essa pseudo-organização social nada mais era do que uma empresa que se especializou na intermediação de qualquer tipo de mão de obra para o Poder Público, gozando de uma indevida vantagem concorrencial, que a permitia ser quase insuperável nas licitações que participava, qual seja: os benefícios fiscais.

Uma vez obtido o contrato com o Poder Público, eram usados artifícios fraudulentos para a sua manutenção, fazendo-se uso de orçamentos de empresas que estavam no âmbito de influência dos envolvidos, como empresas de parentes e dos próprios investigados, pessoas jurídicas que, muitas vezes, possuíam objeto social totalmente diverso do contrato a ser prorrogado (por exemplo, chegaram a ser usados orçamentos de empresas do ramo de confecção e contabilidade).

Esses orçamentos eram usados para dar uma aparência de legalidade aos aditivos de prorrogação e justificar a manutenção dos preços pactuados.

Como as organizações sociais e entidades filantrópicas são proibidas de distribuir lucros, os idealizadores desse esquema colocavam pessoas de sua confiança nos cargos de direção da entidade, escoando e lavando os recursos por meio de transferências para suas empresas ou de seus parentes, num total de, aproximadamente, R$ 10 milhões ao longo de 8 anos de contratos com o hospital federal.

A fraude na constituição da entidade se mostrou ainda mais evidente quando a Receita Federal revogou seus benefícios fiscais, o que redundou no seu fechamento por parte dos envolvidos.

Crimes investigados

Os investigados responderão pelos crimes de peculato (Art. 312., § 1º, do CP), corrupção ativa/passiva (Arts. 317. e 333. do CP), associação criminosa (Art. 288. do CP), lavagem de dinheiro (Art. 1º, da Lei 9.613/98), fraude em licitação (Art. 90., da Lei 8.666/93) e fraude em prorrogação contratual (Art. 92., da Lei 8.666/93).

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.