Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate lavagem de dinheiro no norte do Paraná

sábado, 28 de novembro de 2020

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro no norte do Paraná


 Na manhã dessa sexta-feira (27/11), a Polícia Federal iniciou a Operação Tredo com o objetivo de desestruturar grupo criminoso da região de Santo Antônio da Platina, responsável pela lavagem de dinheiro proveniente de sonegação de tributos e de contribuições previdenciárias.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo apreendido um veículo de luxo importado. Ainda estão sendo realizadas diligências para a apreensão de um helicóptero. As ordens judiciais foram expedidas pela 23ª Vara Federal da Curitiba.

As investigações tiveram início em 2019 e constataram a prática de ocultação e dissimulação de patrimônio por meio da utilização de empresas inidôneas, conhecidas popularmente como empresas de fachada, que eram registradas em nome de terceiros (laranjas) e administradas efetivamente pelo líder do grupo, na maioria dos casos por meio de procurações, bem como da aquisição de bens móveis e imóveis também registrados em nome de terceiros, inclusive de parentes.

O nome da operação, Tredo, faz alusão à qualidade de quem age com falsidade a uma obrigação, a um dever, no caso o recolhimento dos tributos devidos.

Os investigados responderão, em princípio, pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, além de outros que podem ser revelados com a conclusão das investigações.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.