Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate o desvio de verba pública do Fundeb no Maranhão

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Polícia Federal combate o desvio de verba pública do Fundeb no Maranhão


 A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU), iniciou, nessa segunda-feira (9/11), a Operação Mascate, objetivando aprofundar investigações sobre suposto desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de Buriti Bravo (MA).

 A investigação é um desdobramento da Operação Delivery, iniciada no Estado do Piauí, no dia 12/5/2020, pela Polícia Federal. No âmbito da Operação Delivery, verificou-se que uma das empresas ali investigadas também havia firmado contratos com a Prefeitura de Buriti Bravo (MA) para fornecimento de livros.

Iniciadas as investigações em Caxias (MA), foi identificada a celebração de dois contratos para fornecimento de livros didáticos celebrados entre a Prefeitura de Buriti Bravo (MA) e a empresa inicialmente investigada no Estado do Piauí. O valor dos dois contratos ultrapassa a cifra de meio milhão de reais e foi celebrado utilizando-se de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Entretanto, há fortes indícios de que tais livros não foram entregues, uma vez que não houve por parte da empresa investigada registro de contratação de gráfica ou compra de insumos para impressão.

No decorrer da investigação, também emergiram fortes indícios de que a empresária responsável pela empresa investigada e um intermediário no Estado do Maranhão, responsável por fazer contatos com as prefeituras, ofereceram e pagaram vantagem indevida ao então secretário de Educação de Buriti Bravo (MA) e a um integrante da Comissão de Licitação, para viabilizar a contratação da empresa, tendo o ex-secretário, inclusive, utilizado conta bancária em nome de pessoa jurídica para recebimento dos valores indevidos.

Na ação de ontem, policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Buriti Bravo (MA), Fortuna (MA), Esperantinópolis (MA) e Fortaleza (CE), além de um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Vara Federal Subseção Judiciária de Caxias (MA).

Confirmadas as hipóteses da investigação, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa (Art. 288. do CP), peculato (Art. 312. do CP), corrupção ativa (Art. 333. do CP), corrupção passiva (Art. 317. do CP) e lavagem de dinheiro (Art. 1º, “caput”, da Lei nº 9.613/1998).

O nome Mascate faz referência ao fato de os alvos viajarem captando prefeituras do interior para a celebração de contrato como instrumento para desviar recursos públicos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.