Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Polícia Federal combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (19/11), a Operação Carga Viva com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa que atua nas regiões Norte e Nordeste do país.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Macaíba (RN), além de ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de valores, na cidade de Manaus (AM).

As investigações tiveram início em junho de 2020, quando da prisão de dois cidadãos cearenses realizada pela Polícia Rodoviária Federal, na cidade de Macaíba, Região Metropolitana de Natal. A partir daí, a PF iniciou as diligências e conseguiu detectar uma intensa movimentação financeira incompatível com as atividades dos investigados, inclusive, com parentes e pessoas próximas, tudo relacionado à atividade de tráfico de entorpecentes.

Baseado na capital do Amazonas, o grupo criminoso adquiriu fazendas, casas de alto padrão e haras, além de gado e cavalos, visando lavar o patrimônio adquirido com o dinheiro do tráfico.

Para transportar a droga camuflada em caminhões boiadeiros, especialmente para o Rio Grande do Norte e para a Paraíba, utilizavam a história cobertura de atividade de compra e venda de animais.

Estima-se que o patrimônio obtido pela organização criminosa com o tráfico alcance, aproximadamente, R$ 4 milhões.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.