Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula associação criminosa voltada para a prática de crimes de estelionato e invasão de terras em áreas da União

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Polícia Federal desarticula associação criminosa voltada para a prática de crimes de estelionato e invasão de terras em áreas da União


 A Polícia Federal iniciou, nessa quinta-feira (5/11), a Operação Artificium com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada para a prática de crimes de estelionato e invasão de terras em áreas da União.

Policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão nas cidades de Ji-Paraná, Vale do Paraíso, Porto Velho e Ouro Preto do Oeste. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Ji-Paraná.

Após receber informações de que um grupo estaria pretendendo invadir a Reserva Biológica do Jaru, nas proximidades do município de Vale do Paraíso, foram realizados amplos levantamentos investigativos que culminaram na identificação de uma associação criminosa, cujo objetivo precípuo é a venda ilegal de lotes em áreas da União.

Verificou-se que o grupo tem espalhado informações falsas na cidade de Vale do Paraíso e região sobre a disponibilidade de uma área denominada TD Bela Vista, localizada no interior da Reserva Biológica do Jaru, que foi desapropriada pela União e está em processo de indenização.

O grupo estava se articulando desde o início deste ano, realizando reuniões no Distrito de Santa Rosa, município de Vale do Paraíso, a fim de angariar interessados em adquirir lotes no interior da reserva.

Ao fomentar a invasão com a venda ilegal de lotes na reserva, alegavam que iriam conseguir a respectiva regularização da área, com promessas até de fornecimento de casas prontas, dizendo ainda que contam com apoio de órgãos públicos.

Além disso, com o auxílio de um advogado, tentam transparecer um ar de legalidade em seus atos, realizando cadastros autodeclaratórios em órgãos ambientais e sanitários, alegando que esses documentos já garantem a titularidade da terra.

As investigações apontam que os investigados possuem residência fixa, possuem diversos imóveis em seus nomes, não residem em áreas invadidas e/ou assentamentos, bem como não fazem parte de movimentos sociais sem-terra, demonstrando que fazem seu meio de vida ludibriando terceiros de boa-fé, auferindo lucro com a venda ilegal de lotes em área da União, sendo que parte deles já foi investigada por envolvimento em outras invasões.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de estelionato, invasão de terras, dano a Unidades de Conservação e associação criminosa.

Até o presente momento, as buscas resultaram em apreensão de documentos relacionados ao acaso e na descoberta de armamento e correspondente flagrante pelo crime de posse irregular de arma.

O nome da operação está relacionado à astúcia, à fraude ou ao artifício utilizado para enganar as pessoas que se interessavam na oferta e acreditavam que os lotes estavam regularizados.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.