Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e extorsão em Mato Grosso

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Polícia Federal desarticula organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e extorsão em Mato Grosso


 A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (4/11), em Cuiabá (MT), a Operação Cérberus, que investiga uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e extorsão.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

A operação tem como objetivo a prisão das lideranças e a descapitalização patrimonial do grupo, a fim de evitar a formação de uma possível milícia em Mato Grosso.

A PF informa que os suspeitos estariam subtraindo carregamentos de drogas e vendendo o material para outros criminosos. Alguns dos investigados possuem antecedentes criminais extremamente violentos, com passagens por extorsão, homicídios e tráfico de drogas.

Os suspeitos vinham ostentando padrão incompatível com os rendimentos lícitos. De acordo com a investigação, essas pessoas teriam aberto empresas de fachada, usando parentes para ocultarem patrimônio.

Na ação de hoje, a PF apreendeu celulares, veículos e armas de fogo. A Justiça determinou ainda o bloqueio de até R$ 5,5 milhões das contas dos investigados, além do sequestro de veículos e imóveis registrados.

Histórico

Em outubro deste ano, a Força Tática da Polícia Militar-MT, com informações da PF, prendeu, em flagrante, quatro envolvidos com 120kg de cocaína. Na ocasião também foram apreendidos três veículos, arma de fogo e quase R$ 60 mil em espécie.

Nome da operação

O nome da operação é uma referência a Cérberus, figura mitológica grega.  O monstruoso cão de três cabeças guardava a entrada do mundo inferior, o reino subterrâneo dos mortos. O animal deixava as almas entrarem, mas jamais saírem, despedaçando ainda os mortais que por lá se aventurassem.  Uma alusão à forma extremamente violenta como agiam os integrantes da organização criminosa investigada.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.