Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Cosme em Minas Gerais

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Cosme em Minas Gerais


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (18/11), a Operação Cosme, objetivando apurar a atuação de advogados que intercederam a magistrados em Minas Gerais buscando influenciar na solução e no andamento de processos judiciais, mediante retribuição financeira e outras vantagens indevidas.

Trata-se de um desdobramento da Operação Capitu, iniciada pela Polícia Federal em 9/11/2018, que, por sua vez, apurou a doação irregular de dinheiro para políticos e partidos, além de um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A propina era paga por um grupo empresarial que se beneficiava de normativos editados por aquela pasta e que facilitavam e viabilizavam seus negócios comerciais, conferindo-lhes vantagens frente a outros concorrentes. Essa quantia arrecadada era distribuída a representantes de um partido político em Minas Gerais.

Estão sendo cumpridos pela Polícia Federal dez mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo seis em Belo Horizonte, um na cidade de Ipanema (MG), um na cidade de Engenheiro Caldas (MG) e dois no Estado de São Paulo, tendo sido deferida, ainda, a quebra de sigilos fiscal e bancário de vários investigados.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia da Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.