Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Node para combater crime de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Node para combater crime de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas


A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quarta-feira (25/11), a Operação Node com o objetivo de apurar crime de lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas no Estado do Ceará.

 Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos Estados do Ceará, de São Paulo e de Minas Gerais. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal, após representação em inquérito policial.

 A investigação é referente a uma organização criminosa paulista, que esteve sob comando de duas vítimas de homicídio em 15/2/2018, no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE).

A partir dos homicídios, a investigação policial constatou que haveria outros integrantes da referida organização criminosa com intensa atuação no Ceará que, com as vítimas desses homicídios, teriam movimentado valores superiores a oito milhões de reais, em bens móveis e imóveis, além da grande quantidade de dinheiro ilícito nas contas bancárias dos investigados e “laranjas”.

O enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado por meio da desarticulação patrimonial, com a prisão de lideranças e a cooperação internacional, objetivam causar maior impacto no âmbito da segurança pública do que aquele causado somente pela apreensão de drogas.

* O nome da operação faz alusão à Terra de Node, onde Cain foi habitar após ser expulso do seio de sua família.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.