Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Illusion

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Polícia Federal inicia a segunda fase da Operação Illusion


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (18/11), a segunda fase da Operação Illusion com o objetivo de desarticular mais uma associação criminosa que estaria envolvida em crimes de contrabando e descaminho em Roraima.

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR), expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima, após representação da PF e manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Os cumprimentos dão sequência às investigações acerca de associações criminosas que, por meio de lojas virtuais, localizadas em Roraima, vendiam produtos que entraram ilegalmente no Brasil, iludindo o pagamento de impostos ou se tratando de itens proibidos ou em desacordo com a regulamentação legal.

São alvos das buscas, nessa etapa, um casal e um irmão do marido que seriam proprietários de uma empresa de comércio que atuaria na prática dos crimes. A esposa viajaria várias vezes ao ano para os Estados Unidos para adquirir os itens que seriam vendidos no Brasil.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de contrabando, descaminho e associação criminosa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão e multa.

Aqueles que adquirem produtos que sabem ser de origem criminosa ou mesmo com indícios de serem (tais como desproporção entre o valor e o preço ou pela condição de quem oferece o produto) podem responder pelo crime de receptação.

* O nome da operação faz referência à ação dos envolvidos, que iludiriam tanto seus clientes quanto o pagamento dos tributos devidos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.