Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga crimes de corrupção no âmbito da Seccional da OAB-SP

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Polícia Federal investiga crimes de corrupção no âmbito da Seccional da OAB-SP


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (17/11), a Operação Biltre com o objetivo de apurar crimes de corrupção praticados no âmbito da Seccional da OAB-SP.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo (SP) e Guarulhos (SP).

A investigação teve início em setembro deste ano, após o recebimento de uma informação por parte de um advogado que relatou ter sido vítima de uma investida criminosa supostamente realizada por um grupo composto por um empresário e dois advogados, sendo um deles integrante do Conselho Seccional da OAB-SP.

Com o avanço das investigações, foi possível verificar a verossimilhança dos fatos alegados, sendo possível constatar que o grupo solicitou propina no valor de R$ 250 mil, com o objetivo de atuar no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP, para encerrar processos disciplinares em tramitação naquele Tribunal, bem como retirá-los de pauta.

Os investigados poderão responder pelos crimes previstos no Art. 317. do CP (corrupção passiva), no Art. 288. do CP (associação criminosa) ou no Art. 2º da Lei 12.850/2013 (organização criminosa), a depender da evolução das investigações.

O significado da palavra Biltre diz respeito a quem age de forma vil.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.