Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga irregularidades em campanha eleitoral no Mazagão (AP)

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Polícia Federal investiga irregularidades em campanha eleitoral no Mazagão (AP)


 A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (11/11), a Operação Pão e Circo para apurar irregularidades em processo licitatório com objetivo de angariar votos para o pleito eleitoral 2020, em Mazagão, no Amapá.

Na ação, resultado de trabalho em conjunto com o Ministério Público Eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Mazagão (AP), cerca de 16 policiais federais deram cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão em Mazagão (AP).

Segundo as investigações, baseadas em informação popular recebida dos canais disponibilizados para crimes eleitorais, apurou-se possível esquema relacionando a distribuições de cestas básicas às famílias carentes, em virtude da Covid-19, adquiridas por meio de processo licitatório no valor de R$ 641 mil, com a solicitação de votos para candidato às eleições municipais de 2020.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de desvio de verbas públicas, fraude à licitação e corrupção eleitoral. Se condenados, poderão cumprir pena de até 25 anos de reclusão.

* Pão e Circo foi uma política desenvolvida durante a República Romana e o Império Romano, criada como uma medida de manipulação de massas, onde a aristocracia incentivava a plebe de certa forma a ficar desinteressada em política e dar atenção somente para prazeres como a comida, por meio do pão, e o divertimento, retratado pelo circo.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.