Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e Polícia Suíça prendem criminosos que extorquiam dinheiro de funcionário da ONU

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Polícia Federal e Polícia Suíça prendem criminosos que extorquiam dinheiro de funcionário da ONU


 A Polícia Federal e a Polícia Federal Suíça iniciaram, nessa quarta-feira (2/12), a Operação Geneve para prender dois brasileiros e um homem com dupla nacionalidade, brasileira e suíça, os quais extorquiam dinheiro de funcionário da ONU, residente em Genebra, na Suíça.

As investigações se iniciaram quando o funcionário da ONU noticiou às autoridades suíças que estava sendo vítima de extorsão e ameaças de morte, que se estendiam a seus parentes, residentes na Suíça e no Brasil.

As autoridades suíças, por meio de pedido de cooperação internacional, solicitaram o auxílio do Ministério Público Federal em Ribeirão Preto (SP) que, dentre outras providências, requisitou a instauração de inquérito policial para a apuração dos fatos.

Durante as investigações, conduzidas pela PF, foi possível apurar que o valor extorquido inicialmente era de 450 mil francos suíços, o equivalente a mais de R$ 2,8 milhões. Ainda, apurou-se que um irmão da vítima teria sofrido uma tentativa de atendado à bomba no Brasil.

A 6ª Vara da Justiça Federal em Ribeirão Preto e as autoridades suíças expediram mandados de prisão e de busca e apreensão e, deste modo, simultaneamente, os investigados foram presos na Suíça e no Brasil.

Os investigados poderão responder, no Brasil, pelos crimes de extorsão (Art. 158. do CP) e associação criminosa (Art. 288. do CP), cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de reclusão.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.