Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: No Maranhão, Operação Kambaí combate a prática de crimes ambientais em terra indígena

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

No Maranhão, Operação Kambaí combate a prática de crimes ambientais em terra indígena


 A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, o Batalhão de Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros Militar e a Marinha do Brasil, iniciou nesta quarta-feira (10/2), no sudoeste do Estado do Maranhão, a Operação Kambaí, visando combater a prática de crimes consistentes na extração ilegal, receptação e comércio de madeira e produtos florestais provenientes da Terra Indígena Arariboia, local que vem sofrendo com a exploração ambiental por parte de madeireiros que atuam ilicitamente nessa região.

Participam da ação 60 servidores da Polícia Federal, Ibama, Corpo de Bombeiros Militares, Batalhão de Polícia Ambiental e a Marinha do Brasil.

A Polícia Federal utilizou imagens de satélites do Programa Brasil M.A.I.S, para identificar focos de desmatamento na região, bem como realizou diligências de campo para localizar as serrarias e movelarias que recebem a madeira extraída ilegalmente.

A Operação Kambaí tem ainda como objetivo a proteção de povos indígenas que vivem na região, principalmente os índios isolados da etnia ‘Awá Guajá’, impedindo o acesso de madeireiros à terra indígena e, por consequência, evitando a contaminação pela Covid-19.

Os investigados poderão responder por crimes como receptação qualificada (Art. 180., § 1º do CPB), transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida (Art. 46., parágrafo único, da Lei 9.605/98), dentre outros.

A operação foi denominada Kambaí, termo oriundo do folclore indígena que significa “protetor da flora e da fauna”.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.