Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Lavaggio para apurar crime de lavagem de dinheiro decorrente de tráfico internacional de drogas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Polícia Federal inicia Operação Lavaggio para apurar crime de lavagem de dinheiro decorrente de tráfico internacional de drogas


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (10/2), a Operação Lavaggio para apurar crimes de ocultação de bens e capitais obtidos com lucros provenientes de tráfico internacional de drogas, praticados a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

A investigação teve início a partir da análise de documentos e informações de inteligência policial obtidos durante a Operação Overload. Seu objetivo é reunir provas e identificar e bloquear bens imóveis e dinheiro oriundos de ganhos ilícitos decorrentes dos crimes investigados naquela operação por um dos investigados.

Na data de hoje, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e sete ordens judiciais de bloqueio de imóveis (Campinas e Monte Mor), cujo valor aproximado pode chegar a mais de 3 milhões de reais.

Durante as investigações da Operação Overload, constatou-se que referido investigado fez parte do núcleo de operadores do tráfico internacional externo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, sendo um dos responsáveis pela organização do empreendimento criminoso e tratativas com investidores e traficantes estrangeiros situados no continente europeu, bem como pela cooptação de empregados internos ao sítio aeroportuário.

Já, durante as apurações da Operação Lavaggio, a Polícia Federal identificou, ao menos, 20 atos de lavagem relacionadas ao investigado, contabilizando alienações de veículos e compras de imóveis (apartamentos, casas, chácaras), o que foi feito com parentes do investigado cujas rendas são incompatíveis com as transações, além de terceiros e pessoas jurídicas.

Na Operação Overload, constatou-se que a movimentação de alguns investigados chegou a dez milhões de reais, tendo sido apreendidos, naquela oportunidade, veículos e dinheiro no valor aproximado de 3 milhões de reais.

Os envolvidos responderão pelo crime de lavagem de dinheiro cuja pena pode chegar a 10 anos de prisão (Lei nº 9.613/1998).

Esta fase da operação faz parte do processo sistemático e contínuo adotado pela Polícia Federal de descapitalização de organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas, com o principal objetivo de evitar a retroalimentação das atividades ilícitas. Sete pessoas permanecem presas em decorrência da Operação Overload.

* O nome da operação, Lavaggio, vem da palavra em italiano, que significa “lavagem”, e faz referência ao processo de ocultação de capitais do grupo criminoso.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.