A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (12/3), a segunda fase da Operação Caiçara, que investiga o desmatamento ilegal na reserva Chico Mendes. Aproximadamente, 10 policiais federais cumprem 3 mandados de busca e apreensão no Acre. As ordens judiciais foram determinadas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária do Acre.
A investigação teve início a partir de alertas de desmatamentos emitidos pelo Sistema Planet-Sccon – utilizado pela Polícia Federal – o qual constatou duas áreas de desmatamentos de mais de 100 hectares localizadas na reserva extrativista Chico Mendes e em área integrante do Projeto de Assentamento Agroextrativista, no município de Assis Brasil.
A tecnologia adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e utilizada pela Polícia Federal permite o monitoramento de áreas de conservação com imagens de satélites em alta resolução em tempo quase real, o que possibilitou a 3ª ação de repressão a crimes ambientais somente essa semana.
* O nome da operação é oriundo da mitologia tupi e faz referência à protetora da mata e dos animais, confirmando o compromisso da Polícia Federal na prevenção e combate aos crimes ambientais.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.