A Polícia Federal iniciou, entre os dias 10 e 11/3, ação de combate a fraudes contra o auxílio emergencial na Bahia. Nessa operação, batizada 4.1, já que é relacionada à Operação Quarta Parcela de âmbito nacional, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Eunápolis (BA), sendo quatro em Porto Seguro, extremo sul do Estado, e um em Atibaia, São Paulo.
A partir da análise do banco de dados do auxílio emergencial e do cruzamento de informações, constatou-se que mais de 100 contas fraudulentas haviam sido criadas pelo aplicativo Caixa TEM a partir de um mesmo dispositivo eletrônico, e que os valores referentes aos benefícios recebidos por meio dessas contas foram desviados com a realização de pagamentos simulados a três empresas suspeitas de participação no esquema.
Apenas em relação às contas fraudulentas já identificadas, cujas vítimas apresentaram contestação na Caixa Econômica, os prejuízos chegaram a quase R$ 70 mil. Esse valor, estima-se, deve ser muito maior e será apurado a partir da análise dos documentos e objetos arrecadados durante as buscas.
Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude (Art. 155., § 4º, II, Código Penal), com pena de 2 a 8 anos de reclusão.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.